O nosso simbolo...

domingo, 11 de abril de 2010

Oficina dos Gestos

A Oficina dos Gestos, é um produto multimédia para a promoção das competências comunicativas precoces das crianças com défice cognitivo.

A aplicação desenvolvida por esta equipa pretende reunir um conjunto de gestos simbólicos adaptados de outros sistemas e recolhidos no terreno através da experiência dos terapeutas nacionais, técnicos da APPT21 e dos pais e familiares de crianças portadoras de T21.

O gesto funcional é utilizado de forma sistemática na intervenção com portadores de Trissomia 21 e é considerado como uma fase importante de transição para a fala em idade muito precoce.

Esta aplicação permitirá ainda a impressão de uma listagem de gestos que pode ser utilizada durante uma avaliação formal por qualquer técnico de educação.

Este conjunto contém gestos naturais e funcionais (qualquer interlocutor compreende o gesto efectuado pela criança) outros são simbólicos, não reenviando directamente para o conceito a transmitir. Esta situação não promove a comunicação plena numa fase de aquisição e transmissão de conceitos tão importante como a primeira infância ou mesmo a utilização do gesto funcional por crianças e jovens que o utilizam não como sistema aumentativo de comunicação mas como sistema alternativo.

Uma mais valia para o sucesso desta aplicação será a tradução em três línguas (português, inglês e castelhano), possibilitando a abertura de mercados internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário