O nosso simbolo...

sábado, 29 de maio de 2010

COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

Uma criança com deficiência neuromotoras possui um conjunto de impedimentos à comunicação. Assim, cabe a todos nós encontrar estratégias facilitadoras dessa comunicação. Como tal, existe a comunicação aumentativa e a comunicação alternativa.
A primeira remete-nos para uma comunicação de apoio ou ajuda,por sua vez, a segunda corresponde a qualquer forma de comunicação diferente da fala, utilizado por uma pessoa em contexto de comunicação face a face.
Sendo assim, existe o sistema alternativo e aumentativo da comunicação (SAAC)que "consiste num conjunto integrado de componentes, incluindo símbolos, métodos e estratégias usadas para promover a Comunicação total de um determinado indivíduo." (Ferreira, Ponte e Azevedo, 1999), como é possível de visualizar no video a seguir:



Podemos visualizar ainda alguns exemplos da comunicação alternativa:



Todos temos direito às mesmas oportunidades. Por isso, as histórias também devem ser adaptadas de acordo com o SAAC, facilitando assim a comunicação e consequentemente a compreensão de uma criança cujas capacidades encontram-se limitadas. Assim, deixo-vos um exemplo de uma história adaptada: "Dez amigos"



PORQUE TODOS NÓS SENTIMOS A NECESSIDADE DE COMUNICAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário