O nosso simbolo...

sábado, 29 de maio de 2010

COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

Uma criança com deficiência neuromotoras possui um conjunto de impedimentos à comunicação. Assim, cabe a todos nós encontrar estratégias facilitadoras dessa comunicação. Como tal, existe a comunicação aumentativa e a comunicação alternativa.
A primeira remete-nos para uma comunicação de apoio ou ajuda,por sua vez, a segunda corresponde a qualquer forma de comunicação diferente da fala, utilizado por uma pessoa em contexto de comunicação face a face.
Sendo assim, existe o sistema alternativo e aumentativo da comunicação (SAAC)que "consiste num conjunto integrado de componentes, incluindo símbolos, métodos e estratégias usadas para promover a Comunicação total de um determinado indivíduo." (Ferreira, Ponte e Azevedo, 1999), como é possível de visualizar no video a seguir:



Podemos visualizar ainda alguns exemplos da comunicação alternativa:



Todos temos direito às mesmas oportunidades. Por isso, as histórias também devem ser adaptadas de acordo com o SAAC, facilitando assim a comunicação e consequentemente a compreensão de uma criança cujas capacidades encontram-se limitadas. Assim, deixo-vos um exemplo de uma história adaptada: "Dez amigos"



PORQUE TODOS NÓS SENTIMOS A NECESSIDADE DE COMUNICAR!

Surdez - Estratégias para docentes

domingo, 23 de maio de 2010

Criar Livros em 3D

O Zooburst é uma ferramenta online que permite que qualquer um de nós crie facilmente e de forma personalizada livros 3D pop-up, necessitando apenas de efectuar um registo gratuito no respectivo site.
Visualize de seguida alguns exemplos:

Little Red Riding Hood 1.0


Sea World with frank and ushi


Depois de finalizar o livro de histórias, este pode ser facilmente partilhado em qualquer site ou blogue.

Venham agora essas histórias.....

Utilização do Quadro Interactivo...

Palavras para quê!


Aqui fica um vídeo sobre a utilização do Quadro Interactivo, realizado no âmbito do Projecto "Interact - quadro interactivo na sala de aula", que divulga a actividade de crianças do pré-escolar e 1º Ciclo até aos alunos do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário, em Arouca.

Pode descobrir mais sobre este projecto em http://interactsite.blogspot.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Software para Estimulação Multissensorial

Fala Mais Alto

Este programa foi desenvolvido para encorajar a vocalização. Adequado para pessoas com compromissos a nível cognitivo. Contém actividades com uma figura que cresce ou se move à medida que o utilizador produz sons. A intensidade do efeito visual de
pende do volume do som que o utilizador produzir. Para usar este programa basta utilizar um microfone!

Splodge!

Splodge! é um programa divertido que permite aos utilizadores carimbar imagens no ecrã, acompanhadas de sons correspondentes. O programa dispõe de grande variedade de carimbos, sons e imagens de fundo, organizados em 10 temas diferentes: mar, quinta, flores, balões, fantasmas, carros, etc. É ideal para ser utilizado com ecrã táctil.


Olha as Cores

Este programa f
oi desenhado para estimulação visual em pessoas com compromissos a nível cognitivo. Tem diversos tipos de actividades que podem ser adaptadas pela configuração da velocidade, tamanho, cor de fundo, etc. Estas configurações podem ser guardadas em ficheiros que poderão ser abertos posteriormente.



Caleidoscópio

O Caleidoscópio é um programa para actividades de estimulação sensorial associadas à pintura criativa. Interfaces de acesso:
* Ecrã táctil
* Rato ou outro dispositivo apontador

Pintar 1-2-3


Pint
ar 1-2-3 proporciona uma experiência educativa divertida para quem gosta de pintar imagens. O programa inclui sons e animações e permite colorir mais 120 imagens, tendo mais de 400 sons a animar. Inclui 4 níveis de dificuldade, de acordo com a complexidade das imagens a pintar. Pode optar pelo modo Cópia.

Socialização

A cooperação através de jogos de equipa e de partilha é extremamente importante.
Para a criança, o brinquedo é significado de prazer e alegria. Mas a brincadeira é muito mais do que um acto lúdico. Ela é um importante elemento da construção do indivíduo: "o brincar é fundamental para a criança porque ajuda no desenvolvimento mental, corporal, emocional, e também auxilia na socialização".

Princess Star - Estes brinquedos ajudam os amigos a aprender e a compreender a deficiência, um assunto que as crianças não costumam dominar.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MyTobii


O MyTobii, é um sistema de acesso e controlo do computador, simplesmente com o olhar. Esta tecnologia detecta, com rigor, para onde o utilizador está a olhar, fazendo as suas execuções através do movimento dos olhos.

Esta tecnologia foi desenvolvida especialmente para pessoas com paralisia cerebral, lesões cerebrais, esclerose lateral amiotrófica, ou outra disfunção neuromotora grave, por terem dificuldades na comunicação e limitação de movimentos. Para isso contam com a ajuda de software existente no mercado como programas GRID ou Speaking Dinamically. Também os “teclados no ecrã” permitem, através desta especifica interface, aceder a outros programas do Windows.

 Assim, quem utiliza o MyTobii consegue controlar o GRID, sem interagir fisicamente com o equipamento, mas movimentando apenas os olhos. Este movimento irá substituir dispositivos de acesso como o Rato, Teclado, Joysticks, etc.., permitindo a esta população ter inteiro controlo ao computador,

O MyTobii é uma tecnologia com elevada precisão na captura do movimento dos olhos, e essa captura é feita ao olhar de quase todas as pessoas, tendo uma boa tolerância àqueles movimentos de cabeça que nos são involuntários.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Educação Inclusiva


"Vencer o medo é construir o novo, aceitando e vivendo pacificamente com as diferenças."




A Educação Inclusiva tenta perceber e atender às necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, num sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica colectiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva. O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial, a qual se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado. O ensino especial é desde a sua origem um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares. Existe ensino especial em todo o mundo seja em escolas de frequência diária, internatos ou pequenas unidades ligadas à escola de ensino regular.

domingo, 9 de maio de 2010

A Escola e a Família

Como já tive oportunidade de referir anteriormente, a participação das famílias na vida escolar dos filhos é, naturalmente, sempre desejável. Assim, dar a possibilidade aos pais de visitarem a sala de actividades/sala de aula dos seus filhos e com eles elaborarem actividades relevantes para ambos, proporciona-lhes não só o acesso às produções das crianças, mas também à forma como as realizam, constituindo, importantes contributos para a aproximação entre as famílias e a escola.

Neste sentido, no passado dia 30 de Abril, foi a vez das mães virem ao infantário comemorarem o dia da mãe connosco e participar numa actividade conjunta com os seus filhos... 

Ora espreitem e vejam a alegria presente entre mães e filhos!