O nosso simbolo...

terça-feira, 30 de março de 2010

Informática na Educação Especial

A informática na educação especial é uma tecnologia composta de recursos que auxiliam a comunicação, aprendizagem e a socialização proporcionando maior compreensão e atenção dos alunos.
O computador é utilizado no processo ensino-aprendizagem de forma crítica, explorando as suas potencialidades e as suas diversas possibilidades de uso, levando a criança a pensar de forma clara e objectiva.
Cabe-nos a nós, futuros docentes do Ensino Especial, recorrer ao uso de ferramentas e estratégias que favoreçam o processo de ensino/aprendizagem dos nossos alunos.


segunda-feira, 29 de março de 2010

As TIC na Educação Especial

















A sociedade actual é, por excelência, a sociedade da informação e das tecnologias, estando estas presentes nos vários domínios da nossa vida. Cada vez mais elas se encontram ligadas à educação, cabendo a nós, educadores, tentar fazer o melhor uso possível das mesmas. Se as novas tecnologias são uma ferramenta de trabalho importantíssima na sala de aula regular, serão ainda mais preciosas no que diz respeito ao ensino especial.

Posto isto, coloca-se a seguinte questão:


Qual o impacto das TIC no processo de ensino / aprendizagem na Educação Especial ?

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO SOCIOCUTURAL E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS



domingo, 28 de março de 2010

WEDUC - Educar é Saber!

No seguimento do post "A Escola e o Pais", dou a conhecer o WEBDUC, uma ferramenta online de acompanhamento e relacionamento para a educação.

Esta rede social tem muitas vantagens no contexto educacional pois poderá permitir que os pais, professores e escolas possam partilhar informações e comunicarem entre si, com o objectivo de utilizar o conhecimento colectivo para uma melhor educação.

- Weduc para as Escolas:


Para mais informações aceda ao Weduc.

A Escola e os Pais

As relações com os pais podem revestir várias formas e níveis, que decorre do facto da escola e a família serem dois contextos que contribuem para a educação da mesma criança.

Assim, a colaboração dos pais, o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo a desenvolver com as crianças, é um meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem.

O Envolvimento dos pais constitui um processo que se vai construindo. Encontrar os meios mais adequados de promover a sua participação implica uma reflexão por parte do educador sobre o nível e formas de participação desejáveis e as iniciativas a desenvolver...

Baseado em "Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar", 1997.


Com o intuito de promover a participação e colaboração dos pais, no passado dia 19 de Março do presente ano, convidamos os pais para comemorarem o "Dia do Pai" connosco....

Como podem observar nas fotos, o resultado foi: muitos risos e alegria durante a realização de uma actividade conjunta entre pais e filhos...

Experimentem as vantagens desta interacção familiar e depois confirmem se não compensa.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Comunicação Alternativa


O termo Comunicação Alternativa e Ampliada é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizada (Glennen, 1997).
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais. Para a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA, 1991) um sistema de Comunicação Alternativa é "o uso integrado de componentes incluindo símbolos, recursos, estratégias e técnicas utilizados pelos indivíduos a fim de complementar a comunicação".

http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/

sábado, 13 de março de 2010

Tecnologias de Apoio à Deficiência


As Tecnologias de Apoio (TA) são instrumentos da maior importância na reabilitação. Os produtos de Apoio são, segundo a ISO (Organização Internacional de Normalização) “qualquer produto (incluindo dispositivos, equipamento, instrumentos, tecnologia e software) especialmente produzido ou geralmente disponível, que se destina a prevenir, compensar, monitorizar, atenuar ou neutralizar deficiências, limitações da actividade e restrições na participação” [ISO 9999/2007] .

sexta-feira, 12 de março de 2010

Ser "diferente" é ser ESPECIAL

O olhar do Professor...


Quando uma criança nasce, é completamente impossível saber o potencial que irá ter no seu futuro. É por esse facto que surgem muitas vezes as “nossas” crianças diferentes. Diferentes e tão iguais às outras. Querem brincar, descobrir, amar, aprender, comunicar como todas as crianças. Por vezes, existem factores que impossibilitam estas vivências tão simples. Algumas basta encoraja-las, dar-lhes apoio, incentiva-las e “rega-las” como se de uma flor se tratasse e vê-las desabrochar. Outras, com mais dificuldades, com “problemas” mais específicos têm necessidades mais vincadas, cuidados mais individuais… têm um desenvolvimento na aprendizagem mais “parado”, mais lento, mas são crianças como tantas outras que necessitam de apoio, segurança, de amar e sobretudo de ser amadas por todos os que as rodeiam.

São as nossas crianças… muitas vezes, as nossas flores mais lindas!